A ESTRUTURA DE UM VULCÃO - TURMA 600 - PROFESSORA ÉRIKA - MT LEILA
Atividade realizada por alunos da turma 600 a partir de pesquisa direcionada pela professora de Geografia Érika Leite na sala de aula e realizada no contraturno no Laboratório de Tecnologia Educacional.
PAISAGEM RURAL E URBANA
Atividade realizada pelo professor de Geografia Flávio com a turma 603.
TAPETE - DESENHO DA TURMA 701 E CONFECCIONADO PELAS TURMAS 802 E 902
PRODUÇÃO DE ANIMAÇÃO - TURMA 802 - PROFESSORA JULIANA
MURAL DE ORIGAMI - CAMISAS DE TIMES - TURMA 802 - PROFESSORA JULIANA
MURAL PAZ NAS ESCOLAS - GRAFITE ADAPTADO - 901 PROFESSORA JULIANA
ESCULTURA EM SABÃO
Atividade complementar à matéria Barroco, homenageando Aleijandinho que esculpia em madeira e pedra-sabão. Turmas 801 e 802.
CARICATURAS E TEXTO DESCRITIVO
A atividade foi elaborada em três etapas:
1º Foi feito um sorteio de amigo oculto em sala de aula.
2º Os alunos foram ao LTE (Laboratório de Tecnologia Educacional) e com a orientação da Mt. Leila Abdala, fizeram caricaturas de seus amigos acultos, utilizando o programa Let’s Draw, dando ênfase aos detalhes de cada um.
3º Em sala de aula, cada aluno falou sobre seu amigo aculto e apresentou a caricatura para a turma, para que os mesmos descobrissem quem era a pessoa.
4º Encerramos a atividade com lanche coletivo
LITERATURA DE CORDEL
Trabalhando o projeto da EMAC, “Copadura ou ditadura” (motivado pela Copa do Mundo e pelos 50 anos do Golpe Militar), as turmas 701 e 702 produziram cordéis junto às profª de Língua Portuguesa, Janice Conte, com os motes: “A Copa de 70 (momento sociopolítico), “A Copa de 2014 (as manifestações contra), “A ditadura militar”, “Todas as Copas”, “Copa de 70 (a seleção Canarinho)”, e “O projeto da escola”.
O trabalho começou com a projeção, pela professora, de slides explicativos sobre a Literatura de Cordel. Após a apresentação deste tipo de Literatura às turmas, os alunos assistiram também a alguns vídeos com cantorias, palejas e repentes. Para finalizar a introdução à temática do trabalho, os alunos assistiram ao filme brasileiro “O ano em que meus pais saíram de férias”, de Cao Hamburger, que retrata a situação vivida por jovens que lutavam contra o regime militar, na época da Copa de 70.
Tendo um “pano de fundo” como fundamento, os alunos, em grupos de quatro, cada um com um dos motes acima descritos, foram levados à Sala de Informática, onde, com os sites previamente selecionados pela professora ─ desta vez, de acordo com o mote eleito pelo grupo ─, assistiram a mais vídeos. Feito isso, os grupos partiram para a produção dos cordéis.
Estando prontos, prepararam-se e gravaram os mesmos, sempre com a mediação da MTM Leila Abdala.
O trabalho foi finalizado com a confecção das respectivas capas, com isopor e barbante, na aula de Artes, junto à professora Juliana Silveira. Nela, também pintaram pregadores de madeira e pedaços de barbante para que os cordéis fossem pendurados para exposição.
Janice M. Conte